segunda-feira, 19 de novembro de 2012

E o público teve o melhor!

Três anos após passar pelo o Rio de Janeiro o grupo KISS voltava ao solo carioca. Dessa vez a banda trazia na bagagem a turnê do mais recente álbum, intitulado "Monster" e lançado esse ano. Uma coisa que ninguém pode ter dúvida quando vai ao show do KISS é que a diversão é garantida, muitos fogos de artifício, luzes, visuais e figurinos intensos, e muito rock n' roll. Isso tudo misturado a um clima pra lá de descontraído, com muita gente (inclusiva eu) pintada com a maquiagem dos integrantes. Posso afirmar que o show na verdade começa antes da primeira música. A noite tinha programado para abertura o grupo Viper, que esse ano comemora os 25 anos de lançamento do primeiro álbum. Não vou emitir qualquer opinião, pois entrei no HSBC Arena a apresentação dos caras já havia terminado. Sei apenas, por outras pessoas, que a banda começou pontualmente às 20 h e que fez set curto.
O show do KISS foi precedido, tal qual aconteceu em São Paulo, pelas músicas "Won't Get Fooled Again", do The Who, e de "Rock and Roll", do Led Zeppelin. As 21 h em ponto o grupo é anunciado com a clássica frase: "You Wanted the Best and You Got the Best. The Hottest Band in the World, Kiss!" e aparece no palco, isso mesmo, descendo em uma plataforma que mais parecia uma nave espacial e já nos acordes de "Detroit Rock City". Simplesmente Fantástico. Apesar de ter visto o show de 2009, esperava muito por ver e ouvir um show começando com essa faixa desde que ouvi o vinil do "ALIVE II!" pela primeira vez na década de 80. O razoável público do Arena HSBC, apenas razoável pelo preço absurdo dos ingressos, foi ao delírio e a banda emendou "Shout It Out Loud" e "Calling Dr. Love".
Na parte de interação com a plateia Paul comanda, ele praticamente é o mestre de cerimônia da banda. Depois das três primeiras faixas, é a vez de trazer ao público as faixas do novo CD e são executadas a excelente "Hell or Hallelujah" e "Wall of Sound". O interessante das apresentações do KISS é que além da música o público é brindado com um conjunto de efeitos pirotécnicos, que faz você olhar para praticamente todos os lugares do palco. A apresentação prossegue com "Hotter Than Hell", que contou com labaredas ao fundo, e depois com a faixa "I Love It Loud" que foi a primeira música do KISS que escutei na minha vida. Isso já faz 30 anos. Em relação à banda é legal ver que a pesar da idade avançada, de Gene e Paul, os caras mostram que continuam com muita energia. Aliás, a banda está com uma formação bem consistente, Tommy Thayer e Eric Singer substituem muito bem Peter Criss e Ace Frehley.
Falando sobre os dois músicos, Tommy Thayer tem trabalhado com a banda desde o final da década de 80 e Eric Singer que já havia participado dos álbuns "Revenge" e "Carnival of Souls: The Final Sessions". Apenas um detalhe, apesar da competência dos músicos e do marketing em torno do KISS acho que as maquiagens originais deveriam ter sido modificadas. Apenas uma opinião, pois na entrada de Eric Carr e Vinnie Vincent isso já havia ocorrido. Voltando ao show a banda toca "Outta This World" e a vez dos solos de Tommy Thayer e Eric Singer, com direito a guitarra com fogos de artifício e Eric usando uma bazuca para derrubar três holofotes. Depois de mais uma parte de efeitos a banda traz a pesada "God of Thunder", do álbum Destroyer de 1976, que teve mais um belo solo de Tommy.
Entre “os vários momentos legais do show foram executar “Psycho Circus”, do álbum de mesmo nome” e "Love Gun", onde antes dela Paul foi levado de tirolesa até uma parte próxima da arquibancada. Fantástico! Antes do final do show, a banda toca "War Machine", do álbum Creatures of the Night de 1982, que foi acompanha por imagens de um exército com a pintura de Gene e "Long Way Down", faixa do novo álbum. Antes de tocar a última faixa antes do bis Paul começa os acordes de "Stairway to Heaven", mas o público pede KISS e ele troca os acordes para "Black Diamond".  Tudo bem programado. Antes de trazer as últimas três faixas da noite, Paul pergunta se as pessoas estão cansadas e se querem voltar pra casa. Faz parte do show. A noite termina com "Lick It Up", a dançante "I Was Made For Lovin' You" e com o hino "Rock And Roll All Nite". A noite termina com muito papel picado e com o público em delírio.
Set list
01. Detroit Rock City
02. Shout It Out Loud
03. Calling Dr. Love
04. Hell or Hallelujah
05. Wall of Sound
06. Hotter Than Hell
07. I Love It Loud
08. Outta This World
--. Solos de Tommy Thayer e Eric Singer
--. Solo de Gene Simmons
09. God of Thunder
10. Psycho Circus
11. Love Gun
12. War Machine
13. Long Way Down
14. Black Diamond
Bis
15. Lick It Up
16. I Was Made For Lovin' You
17. Rock And Roll All Nite

Nenhum comentário:

Postar um comentário