Ontem o Rio de Janeiro seria premiado por ser o última data da longa turnê "What Lies Beneath Final Tour", começada ano passado, da cantora Tarja Turunen. Em geral os shows de despedidas de um turnê costumam ser diferenciados dos demais, pois passa a ser uma grande celebração. Isso já indicaria que um grande público poderia estar presente no show realizado na boa casa de shows Vivo Rio, mas aconteceu o oposto. Apesar do excelente horário previsto para o início dos shows, que teria uma banda de abertura, ter sido marcado para as 20 h alguma coisa aconteceu de errado. Não sei se foi o feriadão, o dia de páscoa, a quase eliminação do clube da gávea da Taça Libertadores ou a morte de Chico Anysio, mas o público de metal da cidade simplemente ignorou o show da diva do metal e público do ano passado conseguiu ser melhor que desse ano.
Estava tão vazio que tive tempo suficiente de comprar o meu ingresso para o show ontem e o do show do Marillion que rola em outubro, deixar o outro ingresso no meu carro e pegar a câmara fotográfica. Isso numa calma absurda. Quando entrei no Vivo Rio a cena era melancólica, lembrei dos shows do Queenrÿche e Ill Niño que estavam bem vazios como esse, e me perguntei mais uma vez se a cena de heavy metal está acabando. Esses pensamentos não me permitiram prestar atenção na banda de abertura, por isso não vou tecer comentário para não ser injusto com os músicos. Terminada a apresentação da banda de abertura e depois de alguns pequenos ajustes, parecia que tudo estava pronto para começar o show da diva. Apenas parecia, pois depois de alguns segundos da introdução uma pane elétrica paralisa tudo no palco. Teste são feitos e depois de mais 10 minutos tudo estava pronto para começar, agora de forma definitiva o show começa com a introdução "If you Believe".
Como no ano passado, um pano transparente, com o rosto de Tarja, separa o palco do público. A introdução é a senha para Tarja aparecer usando uma máscara e cantando a faixa "Anteroom of Death". A voz límpida e a boa banda que acompanha a cantora mostrava que a noite seria de bom heavy metal. Apesar do reduzido pública, a diva estampava um sorriso hipnotizante. Depois de agradecer a presença de todos, em um português com bastante sotaque, é a vez de Tarja trazer as faixas: "Lost Northern Star", "Dark Star" e "Naiad". Esse início ja mostrava que a diva do metal tinha material de sobra para explorar.
A energia apresentada por Tarja é algo impressionante, ela se movimenta e comanda o público de forma impressionante. Antes da primeira troca de roupa, são executadas "Falling Awake" e excelente "I Walk Alone", que tras com ela um solo do baterista Mike Terrana, que já tocou com Axel Rudi Pell e Yngwie Malmsteen, que agitou bastante a galera. Depois do solo de Mike, a vocalista retorna usando um vestido e luvas negras até os cotovelos. Simplesmente linda. A primeira parte do show vai chegando ao fim e com ela são trazidas: "Little Lies" e "Into de Sun". Com o público na mão, a banda se reúne para um pequeno set acústico com as faixas: "Rivers of Lust", "Minor Heaven", "Montañas de Silencio", "Sing for Me" e "I Feel Immortal". Um daqueles momentos memoráveis.
Depois desse pequeno set acústico a apresentação executa antes do bis: "Never Enough", "In For A kill" e "Bless the Child". Um detalhe interessante, é que durante a apresentação Tarja recebeu flores e vários bichinhos de pelúcia do público. Não sei se ela gosta ou não, mas recebeu todos com um grande sorriso no rosto. Para o bis a diva volta com a terceira roupa da noite e finaliza a noite com "Over the Hills and Far Away", do guitarrista Gary Moore, "Die Alive" e a fantástica "Until My Last Breath". Antes de ir embora, Tarja disse que espera voltar ao Rio para realizar outra apresentação. Um final de turnê com uma apresentação excelente. Uma pena que mais uma vez o público carioca decepcionou.
Set list:Intro - If you Believe
01. Anteroom of Death
02. Lost Northern Star
03. Dark Star
04. Naiad
05. Falling Awake
06. I Walk Alone
- Solo de bateria
07. Little Lies Band
08. Little Lies
09. Into de Sun
12. In For A kill
13. Bless the Child (cover do Nightwish)
Bis:
14. Over the Hills and Far Away (cover de Gary Moore)
15. Die Alive
16. Until My Last Breath
01. Anteroom of Death
02. Lost Northern Star
03. Dark Star
04. Naiad
05. Falling Awake
06. I Walk Alone
- Solo de bateria
07. Little Lies Band
08. Little Lies
09. Into de Sun
10. Set acústico: Rivers of Lust/Minor Heaven/ Montañas de Silencio/ Sing for Me/I Feel Immortal
11. Never Enough 12. In For A kill
13. Bless the Child (cover do Nightwish)
Bis:
14. Over the Hills and Far Away (cover de Gary Moore)
15. Die Alive
16. Until My Last Breath
Nenhum comentário:
Postar um comentário