segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Noite de bom heavy metal no Rio.


Dois anos depois da sua última passagem pelo Brasil, o grupo Evergrey retornou ao Brasil trazendo a turnê do seu mais novo e excelente álbum "Glorious Collision". O show marcado inicialmente para o mesmo dia do show da banda Symfonia, recebeu um reforço para atrair mais público pelo cancelamento do grupo que conta com Andre Matos e Timo Tolkki. Apesar de ser o único show da noite, quando cheguei ao Teatro Odisséia me surpreendia com o reduzido público que estava na porta da casa. Nesse momento percebi que mais uma vez um show no Rio estaria completamente vazio, ficando até um pouco aliviado que o show de Symfonia tenha sido cancelado visto que seriam dois shows vazios. Com bastante atraso a casa é aberta e sobe ao palco a banda de prog metal paulista Suprema. A banda mostrou bastante competência, necessitando apenas de alguns ajustes. O grupo possui um som com forte influência de Angra, Helloween e Metallium. O vocalista Pedro Nascimento mostra boa potência, Douglas Jen é um excelente guitarrista e Gabriel Conti mostra boa variação no baixo.

A banda executou 5 faixas de seu próprio repertório, sem tocar nenhum cover. O público recebeu muito bem o trabalho da banda. Setlist: 01. Escape; 02. Fury and Rage; 03. Spyeyes; 04. Jced Heart e 05. Powermind. O show do Evergrey começou as 22:10 com a banda trazendo a faixa "Leave It Behind Us", presente no mais recente e bem recebido trabalho da banda. A boa acústica do Teatro Odisséia ajudou a potência da banda, que mostrava pronta para detornar a noite carioca. A segunda faixa da noite é "Monday Morning Apocalypse", que traz com ela "As I Lie Here Bleeding" do excelente Recreation Day, de 2003. A banda parecia estar bem a vontade no palco e mesmo com o pequeno público apresentava cada faixa com bastante energia. A quarta, quinta e sexta da noite são faixas do álbum "In Search of Truth", de 2001: "The Masterplan", que contou com um belo solo de Marcus Jidell, "Rulers of the Mind" e "Mark of the Triangle". Em relação a banda, esta formação é bem modificada em relação aquela que passou pelo Brasil em 2009. Nessa turnê, além de Tom e Marcus, formam o atual Evergrey: Rikard Zander (teclado), que veio na última turnê, Johan Niemann (baixo) e Hannes Van Dahl (bateria).

A sétima da noite foi "Wrong", single de ouro na Europa, que teve boa receptividade do pequeno mais animado público carioca. Além de Tom e Marcus, que simplesmente arrasavam em cada solo e mostrando que a banda não precisa do retorno de Henrik Danhage, a "cozinha" estava bem representada com o excelente baixista Johan Niemann, que muito simpático fazia pose para fotos, e Hannes que destruía nas baquetas. Nem é preciso dizer que Rikard Zander sabe o que faz nos teclados. A noite continua com "Blinded" e duas músicas do distante "Solitude, Dominance, Tragedy", de 1999: "Solitude Within" e "Nosferatu", ambas pesadas por natureza e tocadas com uma fúria absurda. Depois de duas "porradas" sonoras, a banda diminui o peso e executa a bela "I'm Sorry", onde Tom deu um show nos vocais. Antes do bis, mais uma do novo álbum: "Frozen". Bastante aplausos finalizam a primeira parte da apresentação da banda sueca. Um pequeno intervalo e a banda retorna ao palco para trazer mais um pouco de excelente heavy metal.

Com uma excelente introdução de bateria e teclados, onde rolou quase um duelo, o bis começa com "When The Walls Go Down", mais uma do álbum "The Inner Circle", que possui um arranjo maravilhoso além de ser bastante pesada. As faixas seguintes são: "Recreation Day", do álbum homônimo de 2003 e que considero excelente, e "Broken Wings", do álbum Torn de 2008. A noite é encerrada com fantástica "A Touch of Blessing", que levou o público mais uma vez a pular e cantar, fechando a noite com chave de ouro. Uma pena que mais uma vez o público carioca não apareceu e perdeu mais um excelente show de heavy metal na cidade. Acho apenas que uma divulgação mais efetiva poderia contribuir com o comparecimento de um público maior.
Setlist:
01. Leave It Behind Us
02. Monday Morning Apocalypse
03. As I Lie Here Bleeding
04. The Masterplan
05. Rulers of the Mind
06. Mark of the Triangle
07. Wrong
08. Blinded
09. Solitude Within
10. Nosferatu
11. I'm Sorry
12. Frozen
Bis:
13. When The Walls Go Down
14. Recreation Day
15. Broken Wings
16. A Touch of Blessing

Curtas!
* O grupo "O Rappa" voltará às atividades a partir de outubro, depois de quase dois inativo. Além dos palcos, a banda irá preparar um novo álbum a ser lançado em 2012. (fonte: Cidade Web Rock)

* O grupo The Reign of Kindo vem ao Brasil esse mês de agosto. A banda se apresenta no Rio de Janeiro, no Rio Rock & Blues, no dia 19 de agosto, e em São Paulo, no Manifesto, dia 20 de agosto, e no Blackmore Bar, no dia 21 de agosto, onde fará um set acústico. (fonte: Rock Online)

* A empresa Gibson, considerada uma das mais importantes no mercado de guitarras, elegeu os maiores guitarristas de todos os tempos. Os cinco primeiros são os seguintes: 1. Tony Iommi (Black Sabbath), 2. James Hetfield e Kirk Hammet (Metallica), 3. Randy Roads, 4. John Petrucci (Dream Theater) e 5. Dimebag Darrel (Pantera). (fonte: KISS FM)

Vídeo dica!
Deixo aqui a música "Children of the Grave" com o grupo Black Sabbath. Confira:

(fonte: Youtube)

Dica Musical: 7: The Best of (Stryper)

Nenhum comentário:

Postar um comentário