quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Artilharia pesada!

Sabaton faz apresentação empolgante, agita o Teatro Rival e leva o público ao delírio com execução "Smoking Snakes".

A primeira vez não dá pra esquecer e acho que esse é o sentimento de todos os presentes na apresentação do grupo Sabaton no Rio de Janeiro. A apresentação marcada para 20:30 começou com uma pontualidade britânica, ao som de duas faixas introdutórias: "The Final Countdown", música do grupo Europe, e "The March To War". 
A expectativa do público terminou quando a banda entrou no palco do Rival, vestidos com roupas camufladas e com Joakim Brodán (vocal) com o símbolo da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na roupa, para execução da faixa "Ghost Division". Um petardo avassalador para mostrar que a banda estava disposta a destruir tímpanos. Após a primeira música Joakim começa a interação com o público, fato que ocorreu muitas vezes durante a apresentação, e em todas elas mostrando estar muito feliz de poder estar realizando a apresentação no Brasil. A felicidade aliada a competência e ótima presença de palco dos integrantes fazia o show fluir e contagiar o público apenas razoável que compareceu ao Teatro Rival. Aliás, a apresentação dos suecos merecia um pouco mais de divulgação. As vezes parece que a coisa é feita de forma um pouco amadora, pois achar que internet fará o papel de divulgação é no mínimo infantil. Voltando ao show, é fundamental falar dos músicos que compõem o quinteto: Chris Rörland (guitarra) e ThobbeEnglund (guitarra) fazem um bom revezamento nos solos, tendo a medida certa para cada música e não exagerando. Rápidos e precisos, o baterista Hannes Van Dahl e o baixista Pär Sundström, esse último que passou toda apresentação com um sorriso largo no rosto, fazem bem seu papel. 
O vocalista Joakim Brodán tem uma potência vocal que dá o peso certo em cada música, isso fica claro em faixas como "Carolus Rex", "Resist and Bite" e "Far from the Fame". As músicas produzidas pelo Sabaton tem um detalhe muito interessante no quesito energia, pois é impossível ficar parado quando o grupo está executando suas músicas. Em alguns shows é comum ocorrer certos momentos de calmaria, mas ontem isso era impossível. A primeira parte da noite termina com as excelentes: "Soldier of 3 Armies" e "Swedish Pagans".  Depois de uma saída rápida a banda retorna para o bis, começando com a faixa "Night Witches", presente no mais recente trabalho da banda, que conta a sobre um regimento de bombardeiros soviéticos formado somente por mulheres. O grande momento da noite ocorre quando a banda emociona os presentes com a execução de "Smoking Snakes", também do mais recente trabalho, que homenageia três soldados da FEB (Arlindo Lúcio da Silva, Geraldo Baeta da Cruz e Geraldo Rodrigues de Souza) que lutaram contra um contingente muito maior de soldados alemães. Apesar de mortos, esse soldados foram enterrados pelos soldados alemães, que respeitosamente colocaram uma cruz sobre seus túmulos com a inscrição "Drei Brasilianische Helden" (três heróis brasileiros)*. A música foi cantada a plenos pulmões. A noite é encerrada com as músicas "Primo Victoria" e a excelente "Metal Crüe". Foram 80 min intensos de muito heavy metal e que deixou todos com a expectativa shows para o próximo ano. 
Setlist
(intro) The March To War 
01. Ghost Division 
02. To Hell and Back 
03. Carolus Rex 
04. Gott Mit Uns 
05. Uprising 
06. Attero Dominatus 
07. Resist and Bite 
08. The Art of War 
09. Far from the Fame 
10. Soldier of 3 Armies 
11. Swedish Pagans 
Bis:
12. Night Witches 
13. Smoking Snakes 
14. Primo Victoria 
15. Metal Crüe 


* Trecho retirado de texto sobre o álbum e disponível no Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário