sábado, 20 de abril de 2013

Despedida emocionante!

Em sua última apresentação no Rio de Janeiro, Paul Di'Anno lota Teatro Odisseia e relembra clássicos do Iron Maiden.

A última turnê pelo Brasil e o último show no Rio de Janeiro, esses eram os ingredientes da noite de quarta-feira para levar os fãs do grupo Iron Maiden e em especial do vocalista Paul Di'Anno. Um dia após a apresentação furiosa do grupo Sodom (ver resenha clicando aqui), o clima era um pouco diferente no Teatro Odisseia e a casa estava bem vazia quando entrei. Quando o Scelerata, banda de abertura e apoio, subiu ao palco (para ver a resenha clique aqui) muitos espaços vazios podiam ser percebidos. Fiquei um pouco preocupado do público não prestigiar a despedida de Paul, mas parece que o pessoal estava esperando a novela acabar. De uma forma surpreendente o público chegou e mais uma vez o Odisseia teve uma noite de casa cheia, como Paul merecia. 

Com pouco mais de 15 min de atraso os integrantes do Scelerata sobem ao palco acompanhado do nome da noite, trazendo a música "Sanctuary" seguida diretamente de "Purgatory". As duas primeiras músicas da noite indicavam que sua fase na Donzela de Ferro seria passada a limpo, nessa turnê de despedida. Apesar dos dois primeiros álbuns do Iron terem sido lançados a mais de 30 anos, essas músicas clássicas fazem parte da história do Heavy Metal mundial e se elas permanecem marcando as pessoas em todos esses anos os créditos devem ser dados a esse senhor de 54 anos. Erros e acertos todos temos e não vou julgar a vida pessoal de Paul, mas sim seu trabalho como um dos nomes mais importantes da cena metálica. Se o público estava em delírio com as duas primeiras faixas, quando "Wrathchild" foi executada a emoção tomou conta do Odisseia. Um rapaz que estava localizado próximo a grade cantava e chorava ao mesmo tempo, lágrimas e heavy metal combinam muito.
As quatro faixas seguintes intercalaram músicas da fase Iron e da sua carreira (quase) solo: "Prowler", que teve uma participação brilhante dos integrantes do Scelerata, "Marshall Lockjaw", um verdadeiro petardo, "Murders in the Rue Morgue" e "The Beast Arises". Aliás quem não conhece o trabalho de Paul pós Iron Maiden deveria escutar o álbum "Murden One", quando ele estava a frente do grupo Killers. A metade do show chega com a música "Children of Madness", presente no álbum de mesmo nome e lançado em 1987 pelo grupo Battlezone. Apesar das faixas não serem conhecidas pela maioria do público, que estava lá para escutar os clássicos do Iron, elas foram muito aplaudidas. Um momento de descanso para Di'Anno, que ficou fumando ao lado da bateria, e a faixa "Genghis Khan" é executada com um qualidade exemplar e mostrou que a escolha do Scelerata como banda de apoio não foi aleatória. A décima primeira da noite foi "Remember Tomorrow", que me levou mais uma vez a minha adolescência quando escutava o vinil do primeiro álbum do Iron. Mais uma vez percebi muita emoção no público.
O show vai chegando ao seu final e aquela sensação estranha de "acabou" vai chegando. Durante a apresentação Paul agradece ao público pelo apoio ao longo de todos esses anos de carreira, fazendo algumas piadas e pedindo desculpas pela voz não ser mais a mesma. A noite continua com as faixas: "Faith Healer", "A Song for You", ambas de sua fase pós Iron, e "Charlotte the Harlot" um clássico presente no álbum "Killers" de 1981. Aliás a música que dá nome ao álbum de 81 é a décima quinta da noite: "Killers". Tem gente que reclama que Paul passou os anos cantando praticamente as mesmas músicas. Uma vez vi Evandro Mesquita dizer que música boa não tem prazo de validade, concordo plenamente. Com a história construída junto ao Iron, Paul poderia não ter gravado mais nada e mesmo assim sua importância para o Heavy Metal não poderia ser diminuída. A noite chegando ao seu final e são executadas "Phantom of the Opera", que na minha opinião é uma das grandes músicas do Heavy Metal, pela sua variação musical, a instrumental "Transylvania" e a última da noite "Running Free", que teve Paul descendo do palco e cantando com os fãs perto do palco. Sem bis e com a banda de apoio dando os acordes finais, Paul sai sozinho como um soldado depois da guerra. O que posso dizer sobre essa noite emocionante? O que falei para ele quando cantou perto do palco: OBRIGADO!
Setlist:
01. Intro
02. Sanctuary 
03. Purgatory 
04. Wrathchild 
05. Prowler 
06. Marshall Lockjaw 
07. Murders in the Rue Morgue 
08. The Beast Arises 
09. Children of Madness 
10. Genghis Khan 
11. Remember Tomorrow 
12. Faith Healer 
13. A Song for You 
14. Charlotte the Harlot 
15. Killers 
16. Phantom of the Opera 
17. Transylvania
18. Running Free 

Um comentário:

  1. Paul Di'ano se despedindo de um trabalho muito bem cumprido! Apresentou um show com bom humor, e mesmo sem condições físicas, ele deu o melhor de si, e o resultado, que não podeira ser diferente, foi: uma noite maravilhosa!!

    ResponderExcluir