domingo, 14 de fevereiro de 2010

Vinil x CD

Quando no início da década de 90 a venda de CDs no Brasil ganhou força, ficou claro que um novo modo de comprar e vender música estavam definidos. O som dos antigos discos de vinil, que diziam estar ultrapassados pela sua falta de qualidade, estava morrendo e com ele o hábito de muitos colecionadores. As lojas foram trocando as grandes estantes por pequenas prateleiras, onde a tecnologia estava tomando seu lugar na história. As antigas vitrolas foram perdendo espaço nas lojas por aparelhos reprodutores de CD. Fomos convencidos que os CDs eram superiores em tecnologia, qualidade e durabilidades aos antigos bolachões de vinis. O grande problema é que as grandes gravadoras não contavam que a internet fosse decretar, a partir do início do novo século, a perda de milhões. O pensamento da maioria era: Se eu possuo um arquivo digital, por que não compartilhar? As vendas de CDs despencaram. Então o que era perfeito passa a ser desinteressante e as gravadoras passam a lançar seus discos em vinil novamente, dizendo que é uma forma "cool" de escutar música. Os preços disparam e alguns chegam a custar R$ 70,00 em alguns lugares, fazendo com que o velho blá-blá-blá agora tome caminho inverso. Artigos são escritos dizendo por que o som do disco de vinil é melhor que o do CD, a propaganda das gravadoras aumenta, tudo isso para dificultar o compartilhamento de músicas. O consumidor está novamente a mercê do mercado, quem apostou nos CDs agora pode estar na contramão e se perguntando o que fazer com sua coleção. A certeza que fica é a seguinte: na briga "CD x Vinil" quem perde é o consumidor.

Curtas!

* A turnê de Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden, ganhou mais uma data. Blaze passará por Sampa dia 08 de abril, onde se apresentará no ManifestoBar, localizado na Rua Iguatemi, 36 - Bairro: Itaim Bibi. (fonte: Blaze Bayley Brasil)

* O produtor alemão Dennis Ward, que já trabalhou com Angra, Pink Cream 69 e Primal Fear entre muitos outros, irá produzir o novo álbum do grupo Elvenking. As gravações terão início em 20 de março no Piranha Studios em Karsdolf (Alemanha). (fonte: Fast Metal News)

* A banda Titãs divulgou nesta sexta-feira (12), por meio de sua assessoria de imprensa, um comunicado no qual revela o afastamento do baterista Charles Gavin do grupo, "por motivos pessoais". (fonte: G1.com)

Dica Musical: Long Cold Winter (Cinderella)

Nenhum comentário:

Postar um comentário