Essa semana uma polêmica: A unificação dos títulos brasileiros. Nem vou discutir se esses títulos devem ou não ser unificados, pois a grande polêmica ficou por conta da CBF e do Flamengo. A presidente Patrícia Amorim e vários veículos de informação garantem que o campeonato de 1987 teve como campeão o Flamengo, afirmando que esse jogou com os times de primeira divisão enquanto o Sport jogou com os clubes da segunda e por isso não teria lógica jogar um cruzamento. Vou tentar dar algumas informações que não são dadas, sei lá por que:
A) Vamos considerar a classificação do Campeonato Brasileiro de 1986, identificando por verde e amarelo o módulo que cada clube ficou no campeonato de 1987:
1. São Paulo; 2. Guarani; 3. Atlético Mineiro; 4. América-RJ; 5. Bahia; 6. Fluminense; 7. Corinthians; 8. Cruzeiro; 9. Criciúma; 10. Palmeiras; 11. Portuguesa; 12. Inter de Limeira; 13. Flamengo; 14. Joinville; 15. Vasco da Gama; 16. Grêmio.
17. Internacional; 18. Atlético Paranaense; 19. Santos; 20. Rio Branco; 21. Bangu; 22. Ponte Preta ; 23. Goiás; 24. Treze; 25. Ceará; 26. CSA; 27. Santa Cruz; 28. Sport; 29. Atlético Goianiense; 30. Vitória; 31. Náutico; 32. Botafogo.
1º análise) Entre os 16 primeiros 10 deles foram escolhidos aleatóriamente para participar do módulo verde. Estranho que o Guarani (vice campeão de 1986) e América-RJ (quarto colocado em 1986) não tenham sido convidados para participar desse módulo.
2º análise) O Coritiba, apesar de ter terminado em 44º em 1986 particpou do campeonato em 1987 entre os supostos 16 melhores.
3º análise) A Ponte Preta estranhamente não particpou de nenhum módulo.
B) A reclamação de que jogar com os times da segunda divisão seria uma absurdo não tem muita lógica, afinal durante o campeonato de 1993 os times foram separados em grupos A, B, C e D. Os times dos grupos C e D representavam uma "segunda divisão", mas os mesmos teriam duas vagas para disputar uma segunda fase com clubes dos grupos A e B (primeira divisão). Nunca foi reclamado isso.
C) Na Copa João Havelange os times também foram separados em quatro módulos, times considerados de primeira divisão jogaram com clubes da segunda, terceira e quarta divisão normalmente e nunca foi questionado se isso seria uma absurdo ou não.
D) Por que antes o Flamengo dizia ser o verdadeiro e único campeão de 1987 e agora a Presidente do Flamengo diz em dividir o título?
E) Se o Flamengo considera estar com a razão, por que ele nunca entrou na justiça para resolver a questão? E mais, por que o time nunca processou a CBF por perdas e danos por não ter participado da Copa Libertadores de 1988?
F) Qual o interesse de parte da impressa em dizer que o título do Fla de 1987 é válido e os anteriores de 1971 não são?
G) O mais estranho é que mesmo discordando da decisão da CBF o Flamengo participou da Copa União de 1988, sem questionar o título do Sport em 1987.
H) Se os clubes em 1987 fizessem um campeonato sem cuzamento essa seria uma liga paralela, fato não permitido pela FIFA. Sendo assim, provavelmente existe um documento oficializando o cruzamento entre os módulos e assim evitando a desfiliação dessas equipes. Por que será que nunca foi mostrado por nenhum veículo de comunicação?
São muitas perguntas, para uma confusão longe do fim.