terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Que venha o ano novo.

O ano pode não ter sido sensacional, mas bons momentos foram vividos. Que possamos aprender com acertos e erros, para que o 2014 seja marcante na vida de todos nós. Dentro desse espírito deixo aqui uma frase:

"Jamais haverá ano novo se continuar a copiar os erros dos anos velhos."
(Luís de Camões)

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Rapidinhas!

Hoje, ainda em clima de festas de final de ano, colocarei algumas rapidinhas:
Capa do EP "Live at Rockpalast"
* O grupo Blues Pills agendou para 14/02 o lançamento, via Nuclear Blast, do EP intitulado "Live At Rockpalast". O material terá as seguintes faixas:
01. In The Beginning'
02. Black Smoke
03. Little Sun
04. Mind Exit 
(fonte: Brave Words)

* O músico e compositor de jazz Youssef Lateef morreu aos 93 anos de idade em sua casa, em Massachusetts, na véspera de Natal. (fonte: UOL)

* O Close Your Eyes liberou as datas de sua tour sul americana, com direito a três shows no Brasil: 25/04 Curitiba-PR, 26/04 Rio de Janeiro-RJ e 27/04 São Paulo-SP. (fonte: Zona Punk)

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Feliz Natal.

O Natal chegou e hoje é dia de continuar a ceia da véspera. Que todos tenham um ótimo dia.


(fonte: Youtube)

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Que venha o Natal!

Independente da crença, da fé ou mesmo do motivo o Natal é uma boa oportunidade de retirarmos de dentro de nós toda resistência e toda falta de amor. Que a noite de hoje possa unir as pessoas em sentimentos de respeito e amizade. Deixo aqui algumas frases:
"Honrarei o Natal em meu coração e tentarei conservá-la durante todo o ano." (Charles Dicken)

"Não existe o Natal ideal, só o Natal que você decida criar como reflexo de seus valores, desejos, queridos e tradições." (Bill McKibben)

Feliz Natal.

Vídeo do dia
Tenha um Feliz Natal, ao som da banda grega Orion's Reign:
(fonte: Youtube)

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Misfits no Brasil em 2014.

O punk horror do Misfits voltará ao Brasil em 2014, para quatro apresentações. As datas confirmadas são as seguintes:
20/04 Rio de Janeiro-RJ
Local: Circo Voador

21/04 Belo Horizonte-MG
Local: Music Hall

26/04 Maringá-PR
Local: Out Maringá

27/04 São Paulo-SP
Local: Espaço Victory
(fonte: Misfits)

Curtas 1.
* O grupo Guns n' Roses deve se apresentar no Brasil em 2014, provavelmente em março. (fonte: Tribuna Hoje)

* O apresentador Eddie Trunk divulgou uma lista com os melhores lançamentos de 2013, na opinião dele os três mais significativos foram: The Winery Dogs (The Winery Dogs), Fortress (Alter Bridge) e All Hell Breaks Loose (Black Star Riders). (fonte: 89 FM)

* O grupo Brujeria fará em única apresentação no Brasil em 2014, ela ocorrerá em 09/04 no Clash Club em São Paulo. (fonte: Roadie Crew)

OFFSPRING VOLTARÁ AO BRASIL EM 2014.
O grupo Offspring se apresentará em 2014 no Brasil, as datas confirmadas são as seguintes:
05/02/2014 Belo Horizonte-MG
Local: Chevrolet Hall

07/02/2014 Florianópolis-SC
Local: Devassa on Stage

08/02/2014 Rio Grande do Sul-RS
Local: Festival Planeta Atlântida
(fonte: Offspring)

Curtas 2.
* Eric Martin e Jeff Scott Soto farão uma série de shows no Brasil em 2014: 08/03 Rio de Janeiro, 09/03 Porto Alegre, 13/03 Motorcycle Rock Cruise (SP), 14/03 Belo Horizonte, 15/03 Vinhedo e 16/03 São Paulo. (fonte: Brasil Music Press)

* O Rock parece não ser o ritmo do momento, pois o estilo não possui nenhum representante entre os top 30 de rádios do Brasil. Em 2013 o melhor do estilo foi o grupo Charlie Brown Jr., que ficou em 40º. (fonte: G1)

* O cantor Ray Price morreu, na semana passada, aos 87 anos nos Estados Unidos, devido a complicações de um câncer no pâncreas. (fonte: Rolling Stone)


ATTILA & I SEE STARS NO BRASIL EM 2014.
Os grupos Attila e I See Stars farão três apresentações no Brasil em março, as datas confirmadas são as seguintes:
07/03 Curitiba-PR
Local: Music Hall

08/03 São Paulo-SP
Local: Clash Club

09/03 Rio de Janeiro-RJ
Local: Teatro Odisséia
(fonte: MPSIROCK)

Vídeo dica!
Confira a música "Unbreakable" com o grupo Stratovarius:

(fonte: Youtube)

Dica de CD: For Those About To Rock [We Salute You] (AC/DC) 

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Deixando de respirar.

O grupo Still Remains lançou no último 17/12 o seu terceiro álbum de estúdio. O material intitulado "Ceasing To Breathe" chegou as lojas com as seguintes faixas:
01. Bare Your Teeth
02. Crone
03. Beacon
04. Cain  
05. Close to the Grave
06. A Way Out
07. Keeping Secrets
08. Ceasing to Breathe
09. F.F.I.  
10. Hopeless
11. Reprise
12. Bitter Shroud Repentance

Curtas!
* Uma coleção inédita de 59 gravações raras dos Beatles em 1963 está disponível desde terça-feira (17/12) no iTunes. (fonte: Vírgula)

* A vocalista Doro continua com apenas duas datas confirmadas no Brasil: 08/03 São Paulo, no Carioca Club, e 09/03 Porto Alegre, no Bar Opinião. (fonte: Doro)

* Nirvana, Kiss, Daryl Hall & John Oates, Peter Gabriel, Cat Stevens e Linda Ronstadt foram escolhidos para entrar para o Hall da Fama do Rock. A cerimônia será realizada em 01/04, em Nova York. (fonte: iG)

Vídeo dica!
Confira a música "Máscara" com o grupo Metalmorphose:
(fonte: Youtube)

Dica de CD: New Breed of Godz (Malice)

sábado, 14 de dezembro de 2013

Local aquém do espetáculo.

Tim Ripper contorna problemas técnicos e de infraestrutura, faz boa apresentação e mostra que ainda tem lugar na cena metálica.

Com o ano chegando ao fim, mas uma boa apresentação estava agendada na cidade. Quando cheguei ao local do espetáculo, aproximadamente 1 h antes do início do show, um público muito reduzido estava presente. O estranho é que até o horário previsto para o início do show, algo próximo de 100 pessoas estava presentes no Rio Rock e Blues.
Confesso que esperava mais, pois na passagem em 2009, no antigo Hard Rock Café, o vocalista fez um boa apresentação e para um público um pouco maior. Nesse cenário Tim Ripper sobe ao palco acompanhado de quatro músicos brasileiros, para realizar sua apresentação. Esse procedimento já aconteceu em apresentações anteriores, caso de Doogie White e Paul Di'anno por exemplo, tornando os custo da apresentação menores para os produtores. Como fã gostaria de ver o músico com sua própria banda, mas é o que é possível fazer no atual cenário do país e do heavy metal. A primeira faixa da noite é "Painkiller", para mostrar que Tim Ripper ainda está com uma capacidade vocal excelente. A entrada já indicava que a noite seria quase um tributo ao Judas Priest, como ocorrido em 2009.
Antes da segunda música da noite o vocalista pergunta ao público qual é seu nome, que aos berros responde: "Ripper". Essa é a senha para executar a música "The Ripper" e trazer com ela "Burn in Hell". Terei que falar um pouco sobre o local, pois a falta de estrutura da casa é algo grave. Durante a apresentação o som teve problemas sérios, sendo criticado pelo próprio Tim Ripper durante o show. Falta de climatização e péssima acústica não devem ter deixado boa impressão no vocalista. Outros pontos negativos da apresentação, foram os pequenos erros da banda de apoio na execução de algumas faixas. Apesar de um ambiente hostil Ripper ia superando as dificuldades e executou as músicas: "Scream Machine", "The Green Manalishi", originalmente gravada pelo grupo Fleetwood Mac e eternizada pelo Judas Priest, e "Heart Of A Killer". É impossível não comparar com o show de 2009, mas "The Green Manalishi" não teve o mesmo peso de quatro anos atrás. Acho que o fato de estar com uma banda de aluguel contribuiu para isso, visto que a banda não está fazendo uma turnê completa com o vocalista. Não comprometeu, mas podia ter ficado melhor. Uma coisa não mudou, a voz de Ripper continuou impecável.
Um detalhe sobre o vocal do Ripper é que ele consegue ter o peso necessário em certas faixas, sem perder a sensibilidade das músicas. Isso é uma características importante dos grandes vocalista. Talvez ele e Blaze Bayley sofram da desconfiança por terem substituído monstros sagrados do heavy metal, mas em um cenário próprio eles são grandes vocalistas. A prova disso fica na interpretação das músicas "Victim of Changes/Metal Gods", "Starting Over" e principalmente em "Stand Up and Shout", essa última gravada originalmente por Dio. Aliás essas música foi precedida pelos pedidos de Ripper por palmas e gritos de "Dio". Foi impossível não lembrar dos shows que assisti de Dio, mas isso é outra história.
O que deveria ser o fim do show, antes do bis, ocorreu com as músicas: "The Human Race", "Electric Eye" e da execlente "One on One", presente no bom álbum "Demolition" do Judas Priest. O que deveria ser o bis, com a saída do vocalista do palco, não ocorreu pela total falta de estrutura do local onde foi realizado o show. Como a entrada do vocalista ocorre pelo meio do público, isso não ocorre. Fato até mencionado por Ripper, dizendo que não havia um local para isso. Lamentável. O que seria o bis, começa com "And... You Will Die", trazendo com ela a clássica "Living After Midnight" e "Heaven and Hell", do Black Sabbath. Duas coisas ficaram claras: Ripper continua cantando muito, podendo ser considerado um das grandes vozes do metal, e o Rio Rock e Blues não é local mais indicado para shows de heavy metal. 
Setlist:
01. Painkiller (cover de Judas Priest)
02. The Ripper (cover de Judas Priest)
03. Burn in Hell (cover de Judas Priest)
04. Scream Machine 
05. The Green Manalishi (cover de Fleetwood Mac)
06. Heart Of A Killer 
07. Victim of Changes/Metal Gods (cover de Judas Priest)
08. Starting Over 
09. Stand Up and Shout (cover de Dio)
10. The Human Race 
11. Electric Eye (cover de Judas Priest)
12. One on One (cover de Judas Priest)
13. And... You Will Die 
14. Living After Midnight (cover de Judas Priest)
15. Heaven and Hell (cover de Black Sabbath)

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Tim "Ripper" Owens hoje no Rio de Janeiro.

O vocalista Tim "Ripper" Owens (ex-Iced Earth e ex-Judas Priest) se apresenta hoje no Rio de Janeiro, executando clássicos do Judas Priest e do heavy metal mundial. Imperdível.
13/12 (HOJE) Rio de Janeiro-RJ
Local: Rio Rock & Blues Club
Endereço: Rua do Riachuelo, 20 - Lapa
Horário: 20 h (abertura da casa), 22 h (início do show)

Curtas!
* O Rush levará a história do álbum "Clockwork Angels", para o mundo das histórias em quadrinhos. O material será publicado em uma minissérie de seis edições, a partir de março de 2014. (fonte: Rock Brigade)

* O Placebo  fará um show em São Paulo no próximo dia 14 de abril, no Citibank Hall. (fonte: Omelete)

* O baterista Joey Jordison deixou o Slipknot, alegando "razões pessoais". (fonte: G1)

Vídeo dica!
Confira a música "Abigail" na voz de Tim "Ripper" Owens, que se apresenta hoje no Rio de Janeiro:

(fonte: Youtube)

Dica de CD: If You Have Ghost (Ghost)

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Alan Parsons Project no Rio em 2014!

O grupo inglês de rock progressivo Alan Parsons Project, liderado pelo músico e produtor Alan Parsons, se apresentará no Rio de Janeiro em 2014. Está será a terceira vez do grupo pelo Brasil, as outras duas apresentações ocorreram em 1995, na Praia de Ipanema e 1997, no Metropolitan. Confira os detalhes:
30/03/2014 Rio de Janeiro-RJ
Local: Vivo Rio
Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, 85
Ingressos:  R$ 380,00 (Camarote A), R$ 350,00 (Vip Premium), R$ 300,00 (Frisas/Setor Vip), R$ 290,00 (Camarote B), R$ 270,00 (Setor 01), R$ 200,00 (Setor 02), R$ 190,00 (Balcão),  R$ 120,00 (Setor 03). (fonte: Vivo Rio)

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

O Terço em 3D.

O Terço, uma das bandas de rock mais importantes dos anos 70, voltará a se apresentar no Rio de Janeiro em sua formação clássica. Usando um telão no fundo do palco a banda apresenta o material gravado no estúdio Visom Digital no Rio de Janeiro e que será em BLU-RAY Full HD Surround e 3D. A plateia receberá óculos 3D e assistirá ao show ao vivo, podendo acompanhar todos efeito em 3D que estarão no Blu-Ray. 
31/01/2014 Rio de Janeiro-RJ
Local: Teatro Rival
Ingressos: R$ 90,00 (Setor A/Mezanino), R$ 80,00 (Setor B)

01/02/2014 Rio de Janeiro-RJ
Local: Teatro Rival
Ingressos: R$ 90,00 (Setor A/Mezanino), R$ 80,00 (Setor B)
(fonte: Teatro Rival)

Korpiklaani e Týr no Brasil em 2014.

As bandas Korpiklaani e Týr confirmaram shows no Brasil em 2014. As datas até agora agendadas são as seguintes:
30/05/2014 A definir

31/05/2014 São Paulo-SO
Local: Clash Club

01/06/2014 Rio de Janeiro-RJ
Local: Teatro Odisseia

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Indicados Grammy 2014.

Foram divulgados os indicados ao prêmio Grammy 2014, na categoria rock temos as seguintes disputas:
Melhor Performance Metal
Anthrax
Black Sabbath
Dream Theater
Killswitch Engage
Volbeat & King Diamond

Melhor Música de Rock
Ain't Messin 'Round (Gary Clark Jr.)
Cut Me Some Slack (Paul McCartney, Dave Grohl, Krist Novoselic, Pat Smear)
Doom And Gloom (The Rolling Stones)
God Is Dead? (Black Sabbath)
Panic Station (Muse)

Melhor Álbum de Rock
13 (Black Sabbath)
The Next Day (David Bowie)
Mechanical Bull (Kings Of Leon)
Celebration Day (Led Zeppelin)
...Like Clockwork (Queens Of The Stone Age)
Psychedelic Pill (Neil Young With Crazy Horse)
(fonte: Grammy)

Amon Amarth no Brasil em 2014!

O grupo Amon Amarth passará pela América do Sul em maio para uma série de apresentações, sendo três delas no Brasil. Confira as datas confirmadas
16/05 Rio de Janeiro-RJ
Local: Circo Voador

17/05 São Paulo-SP
Local: Carioca Club

18/05 Curitiba-PR
Local: Music Hall

Curtas!
* O músico Johnny Cash terá álbum inédito lançado em março de 2014. O material intitulado "Out Among the Stars" foi gravado entre 1981 e 1984. (fonte: Omelete)

* O Megadeth divulgou em seu site oficial uma data de show no Brasil em 2014: 04/05/2014, em São Paulo, no Espaço das Américas. (fonte: Roadie Crew)

Vídeo dica!
Confira a música "Scream" com o grupo Benedictum:
(fonte: Youtube)

Dica de CD: Reload (Metallica)

domingo, 8 de dezembro de 2013

Carisma e Improviso!

Em noite de muito improviso e carisma, Steve Vai conquista o Circo Voador e faz apresentação avassaladora em solo carioca.


Fazer essa resenha foi difícil, pois não estava encontrando palavras ou como descrever a apresentação do guitarrista Steve Vai no Rio de Janeiro. Deveria ser fácil, afinal descrever o que um dos melhores guitarristas fez no palco não é uma tarefa, certo? Errado. Devido a genialidade e capacidade de improviso de Vai, tentar descrever a apresentação ocorrido em solo carioca é sempre incompleta. Talvez tenha que começar falando do bom público presente para ver e ouvir a apresentação do guitarrista, mesmo em um mês onde as pessoas economizam para comprar os presentes natalinos. Talvez o preço de R$ 100,00 tenha ajudado, mas de fato um excelente público estava presente. 
Com uma pontualidade britânica a banda subiu ao palco as 23 h, acompanhado de Philip Bynoe (baixo), Dave Weiner (guitarra) e Jeremy Colson (bateria), trazendo as músicas "Racing the World" e "Velorum". Se alguém tinha alguma dúvida se o show seria voltado para o rock ou apenas virtuosismo, elas foram por terra. Como uma furacão, Vai passou pelas duas faixas com velocidade e muito virtuosismo. Ótimo início. Nas duas primeiras músicas foi possível perceber a excelente equalização do som, muito acima do que tem ocorrido em outros shows na cidade. O set seguinte trás as músicas "Building the Church", "Tender Surrender" e "Gravity Storm", que como nas demais músicas dá noite receberam mais desenvolvimento dos solos. Não é apenas nos solos que Vai se destacava, muito comunicativo com o público e carismático mostrou estar muito a vontade e feliz por estar se apresentando no Rio de Janeiro. O público respondia e interagia com o músico e a ambiente tornou-se propício para o músico explorar sua técnica. Se público colaborava para deixar Vai a vontade, a banda que acompanhou o músico permitia a ele explorar todo o potencial em cada música. 
Philip Bynoe, que ganhou por três vezes o premio Emmy Award como o melhor baixista dos EUA, esteve impecável em seu baixo de seis cordas, Dave Weiner vem trabalhando com Vai desde 2001 e além de guitarra base faz suas graças durante o show e finalmente Jeremy Colson, que trabalhou com Billy Idol e conhecido pela sua capacidade de improviso. Com uma banda dessa as coisas ficam bem mais tranquilas. A qualidade geral faziam o tempo voar e cada solo de Vai levava o público ao delírio. No set "The Trillium's Launch" (cover de Dave Weiner) , "Weeping China Doll" e "Answers" mostra que além de suas próprias composições, Vai sabe explorar faixas compostas por outros músico. O mais interessante é que a performance de Vai não é restrita a sua capacidade técnica, ela envolve muito movimento corporal e mudança de visual durante o show. Apesar de não considerar isso importante, reconheço que essas coisas fazem diferença durante a apresentação. 
A noite teve uma surpresa, depois do set com as músicas "The Animal", "Whispering a Prayer" e "The Audience Is Listening", Vai larga a guitarra e passa para um momento mais intimista executando as músicas "The Moon and I/Rescue Me or Bury Me", "Sisters/Salamanders in the Sun" e "Treasure Island/Fire Garden Suite II - Pusa Road" sentado e mostrando que no violão o músico é fantástico. Diferente e mesmo considerando que "set acústicos" são muitas vezes desnecessários, esse quase acústico foi sensacional. Depois do momento acústico outro ponto alto foi o solo de bateria de Colson, fugindo do comum o músico soube explorar a variação de ritmos e se inspirou em Neil Peart, utilizando um base pré gravada para mostras sua capacidade música. Perfeito! Com a apresentação chegando ao seu final Vai chama três fãs do público e pede para ele conduzirem o ritmo de uma música. Mesmo com os ritmos sendo variados, pelos propostos pelos "convidados", Vai e seus músicos conseguem "tirar" uma música no improviso.
O show via chegando ao seu final e são executadas "The Ultra Zone", "Frank" e "Build Me a Song", antes da música mais esperada da noite: "For the Love of God". Depois de um solo magnífico e com muita emoção a noite é encerrada. Minutos depois músico e banda retornam para o bis e executar a música "Fire Garden Suite IV - Taurus Bulba". Vai agradece muito ao público e finaliza a apresentação de 2 h e 30 min que passou voando. Uma noite sensacional e que mostrou uma músico maduro e completo. Posso arriscar que tenha sido um dos melhores shows em solo carioca em 2014.
Setlist:
01. Racing the World
02. Velorum
03. Building the Church
04. Tender Surrender
05. Gravity Storm
06. The Trillium's Launch (cover de Dave Weiner)
07. Weeping China Doll
08. Answers
09. The Animal
10. Whispering a Prayer
11. The Audience Is Listening
12. The Moon and I / Rescue Me or Bury Me
13. Sisters / Salamanders in the Sun
14. Treasure Island / Fire Garden Suite II - Pusa Road
** Solo de Bateria
15. The Ultra Zone
16. Frank
17. Build Me a Song
18. For the Love of God
Bis:
19. Fire Garden Suite IV - Taurus Bulba

Hoje tem Dave Matthews Band e Incubus no Rio!

A primeira edição do Summer Break Festival acontece hoje no Rio de Janeiro (08 de dezembro) no Citibank Hall. A garnde atração da noite será a Dave Matthews Band, famosa por suas grandes performances ao vivo e por ser a banda que mais vendeu ingressos no mundo na última década. O rock alternativo do Incubus terá espaço garantido no palco do Festival, enquanto os fãs do melhor do reggae poderão curtir o som do SOJA. O Rappa também compõe o lineup representando a música nacional. Vale conferir!
08/12 (HOJE) Rio de Janeiro-RJ
Local: Citibank Hall
Endereço: Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca (Dentro do Shopping Via Parque)
Ingressos: R$ 400,00 (pista premium), R$ 200,00 (pista comum)
(fonte: T4f)

Vídeo dica!
Confira as músicas: "Crush", com o grupo Dave Matthews Band, e "Megalomaniac", com o grupo Incubus.

(fonte: Youtube)

Dica de CD: Passion and Warfare (Steve Vai)

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Tudo agora!

O tecladista Jordan Rudess (Dream Theater) lançou na última terça, via PledgeMusic, o trabalho é intitulado "All That Is Now”. O material tem as seguintes faixas:
01. Flash Of Hope 
02. Pacific Waves 
03. Spectral Haze 
04. A Last Goodbye 
05. State Of Being 
06. Flying Into Blue 
07. A Thousand Years 
08. Uncovered 
09. The Telling 
10. Altitude High 
11. The Untouchable Truth 
12. Looking Beyond
13. Eye Wonder
(fonte: Blabbermouth)

Curtas!
* O ano de 2014 promete, pois várias bandas estão confirmando apresentações por aqui: Metallica em março, Avenged Sevenfold em março, Muse em abril, Thirty Seconds em maio. (fonte: José Norberto Flesch)

* O grupo A-OK fará uma apresentação de reunião dia 18 de janeiro, no Inferno Club, em São Paulo. (fonte: Zona Punk)

Vídeo dica!
Confira a música "I'd Rather be High" com David Bowie:

(fonte: Vevo)

Dica de CD: Balls to the Wall (Accept)

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Asas de aço!

O grupo Rhapsody of Fire acaba de lançar, via AFM Records, o álbum "Dark Wings of Steel". O material chegou ao mercado com as seguintes faixas:
01. Vis Divina
02. Rising From Tragic Flames
03. Angel of Light
04. Tears of Pain
05. Fly to Crystal Skies
06. My Sacrifice
07. Silver Lake of Tears
08. Custode Di Pace
09. A Tale of Magic
10. Dark Wings of Steel
11. Sad Mystic Moon
12. A Candle to Light (extended version) (digipak edition bonus track)
(fonte: Metal Injection)

Curtas!
* Paul Di'Anno, afirmou através de um comunicado feito em sua página do Facebook que está se aposentando e excursionará até o término do contrato em 2014. (fonte: Cidade Web Rock)

* O Black Label Society emitiu, nesta semana, um comunicado anunciando a saída do guitarrista Nick "The Evil Twin" Catanese. (fonte: Rock Brigade)

* A vocalista Doro voltará ao Brasil em 2014. A notícia foi dada pelo jornalista José Roberto Flesch, em seu twitter. (fonte: jnflesch)

Vídeo dica!
Confira as músicas: "Just Another Girl" com o grupo The Killers, "Blow Your Trumpets Gabriel", com o grupo Behemoth,  e "When Death Comes Knocking" com o grupo Primal Fear. 


(fonte: Youtube - Vídeo 1/Vídeo 2/Vídeo 3)

Dica de CD: In Rock (Deep Purple)

domingo, 1 de dezembro de 2013

Hoje: Arkona no Centro e Tuatha de Danann em Bangu!

Uma das maiores referências do cenário folk metal do mundo, o Arkona conta com a bela Masha "Scream" Archipova, que faz vocais guturais e óperas como ninguém, sendo, talvez, uma das mais versáteis vozes do metal mundial. A banda ainda conta com Sergey "Lasar" (guitarra elétrica, guitarra acústica, balalaica e berimbau de boca), Ruslan "Kniaz" (baixo) e Vladimir "Artist" Sokolov(bateria). A música do Arkona incorpora a instrumentação tradicional russa e traz influências do folclore de sua terra. As composições da banda são cantadas em russo, com as escritas em alfabeto cirílico e se caracteriza pela sua temática pagã, evocando a mitologia eslava. Vale conferir
01/12 (HOJE) Rio de Janeiro-RJ
Local: Teatro Odisseia
Endereço: Avenida Mem de Sá, 66, Lapa
Horário: 19 h (abertura da casa)

Uma das mais importantes bandas brasileiras de Folk Metal, o Tuatha de Danann estará apresentando-se no Bangu Atlético Clube hoje, no mega evento que contará ainda com a participação dos mineiros do Kernunna e os cariocas do Syren, além do Statik Majik e o Evil Inside, duas das mais consagradas bandas de Metal originárias da Zona Oeste! Boa pedida.
01/12 (HOJE) Rio de Janeiro-RJ
Local: Bangu Atlético Clube
Endereço: Av. Cônego de Vasconcelos, 549 - Bangu
Horário: 15 h

Vídeos do dia!
Confira as músicas "Yarilo", com o grupo Arkona, e "Tan Pinga Ra Tan", com o grupo Tuatha de Danann. Confira:

Podia ter sido melhor!

Com péssimo som na Fundição, Gammay Ray faz apresentação irregular e Helloween salva a noite com sucessos da carreira.

A noite de sábado parecia ser muito promissora, afinal duas boas atrações subiriam ao palco da Fundição Progresso: Gamma Ray e Helloween. Como já havia presenciado o show do Helloween no Rock in Rio deste ano, minha expectativa era toda voltada para o show do Gamma Ray. A apresentação marcada inicialmente as 20 h teve um atraso de quase 30 min, favorecendo que um bom público estivesse presente na Fundição.
A noite começou com a boa "Anywhere in the Galaxy" praticamente inaudível, pois a equalização da casa estava péssima. Achei que a coisa fosse melhorar na segunda faixa da noite, "Men, Martians and Machines", mas isso não ocorreu. A todo momento era possível perceber o olhar dos músicos aos responsáveis pela equalização, como quase numa súplica para que a situação fosse resolvida. É claro que isso não ocorreu e o som das guitarras e do contra baixo quase sumiam em algumas músicas. Uma pena. Apesar de todo esforço da banda e do razoável set list, a coisa não funcionou muito bem e o resultado disso foi um show irregular. Foram alguns bons momentos, como por exemplo nas faixas: "Rebellion in Dreamland/Dethrone Tyranny" e "Future World (cover de Helloween)". A principal atração da noite subiu ao palco com apenas 10 min de atraso em relação ao previsto e minha expectativa era que os problemas com o som tivessem sido resolvidos. Essa esperança foi jogada por terra logo da primeira música "Eagle Fly Free", pois apesar uma ligeira melhora era fácil perceber que pouca coisa havia mudado. A solução, no melhor jeitinho brasileiro, para o som foi dada na música "Nabataea".
Como o som das guitarras estavam abafados, os responsáveis pelo som da casa pareciam aumentar o som durante os solos. Se a coisa estava ruim para o público, parecia não estar diferente no palco. Andi Deris fez muitos sinais reclamando do som de retorno, bem como o guitarrista Sascha Gerstner que chegou a sair do palco quando o som do seu instrumento sumiu. Não sei se a culpa foi da banda ou da equipe da Fundição, é fato que isso não deveria ocorrer. Apesar dos problemas o Helloween fez uma ótima apresentação, passando por grandes sucessos da carreira e do álbum "Straight Out of Hell". Um ponto que merece destaque foi a boa performance de Deris, que esteve com o vocal límpido durante toda noite, contrastando com a apresentação irregular do Rock in Rio deste ano. As faixas da noite que merecem destaque: "Straight Out of Hell", "Where the Rain Grows", "Live Now!" e "Are You Metal?". A noite foi encerrada com a presença de Kai Hansen e Markus Grosskopf, no popurrí "Halloween/How Many Tears/Heavy Metal (Is the Law)" e de Kai Hansen e Henjo Richter, no música "I Want Out". 
Setlist Gamma Ray
01. Anywhere in the Galaxy 
02. Men, Martians and Machines 
03. The Spirit 
04. Master of Confusion 
05. Rebellion in Dreamland/Dethrone Tyranny 
06. Empathy 
07. Rise 
** Solo de guitarra
08. Future World (cover de Helloween)
09. To the Metal 
10. Send Me a Sign 

Setlist Helloween
01. Eagle Fly Free 
02. Nabataea 
03. Straight Out of Hell 
04. Where the Sinners Go 
05. Waiting for the Thunder 
06. Hell Was Made in Heaven 
** Solo de bateria
07. I'm Alive 
08. Where the Rain Grows 
09. Live Now! 
10. If I Could Fly 
11. Power 
Bis 1:
12. Are You Metal? 
13. Dr. Stein 
Bis 2:
14. Halloween/How Many Tears/Heavy Metal (Is the Law) (Participação de Kai Hansen e Markus Grosskopf)
15. I Want Out (Participação de Kai Hansen e Henjo Richter)